Transparências: de Yves Saint Laurent aos anos 2000

Yves Saint Laurent foi um dos primeiros estilistas a trabalhar com tecidos transparentes
na passarela e apresentá-los como vemos hoje, sem forro. Mas foi apenas em 2011, que essa tendência foi aceita pela sociedade, destacando se nos principais looks de streetstyle durante e fora das semanas de moda.

YvesSaintLaurent

Numa época de excessos e exageros, as pessoas deixaram para trás a ideia de que a transparência surgiu com a intenção de INSINUAR, e não mostrar tudo. Se usada de forma equivocada, essa ideia de muita “pele a mostra” pode trazer um ar vulgar.

Credito - Helmut Lang

As transparências não estão restritas ao período noturno, como muitas podem imaginar.
As camisas feitas em tecidos fluidos e soltos com uma leve transparência podem ser usadas durante o dia, em looks casuais com sobreposições. O blazer ajustado é uma aposta segura para que a transparência (mesmo que bem leve) não choque os mais conservadores.

Credito - Pinterest (1)

Peças com bordados, paetês e rendas caem muito bem com detalhes em transparência para peças noturnas. As saias e vestidos com forro mais curto dão uma sensualidade delicada à peça. Para complementar, aposte em blusas mais comportadas, deixando o destaque para as pernas. Opte sempre por joias que façam um mix and match perfeito, trazendo sofisticação ao composé.

Credito - carolinesmode

A principal dica que podemos dar é que os pontos ou peças que sigam essa tendência devem valorizar o que você mais gosta no seu corpo. Saiba seus pontos negativos e tente evitar deixá-los em evidência, destacando o que você mais aprecia em si mesma. A escolha do sutiã também é muito importante no caso das transparências mais ousadas. Escolha modelos comportados, com bojo discreto, podendo ser rendado ou não.

A transparência é muito vista na moda festa em signature looks de estilistas e grifes como Elie Saab, Zuhair Murad e Valentino. Já Lethicia Bronstein e Patricia Bonaldi trabalham a transparência com sofisticação no cenário nacional.

Credito - Patricia Bonaldi

Por ser um tendência que traz um mood sensual bastante forte, leve sempre em conta que a cautela será sua melhor amiga. Nossos serviços de consultoria pessoal são ideais para controlar a insegurança na hora de apostar em tendências ousadas como essa. Saiba mais aqui.

transparencias

Compartilhe
Compartilhe