Sua empresa tem Dress code?

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Em 90% das palestras que ministro no mundo corporativo, tenho como demanda abordar o tema “Vestimenta Casual às sextas feiras”. E a primeira pergunta, quando chego numa empresa, é se a empresa tem um dress code formal_ uma politica de vestimenta definida e divulgada aos funcionários. A maioria das empresas tem um dress code observativo, ou seja, as pessoas que têm essa preocupação, quanto ao vestuário, observam o que seus colegas de trabalho e seu chefe estão usando e acompanham o estilo. Quando eu informo aos funcionários as regras, tudo fica bem mais fácil de ser seguido.

Por que as pessoas não conseguem entender o que é se vestir de maneira casual? Porque o casual, diferente do formal, fica a cargo da interpretação de cada um, por isso se faz necessária a implantação da política de vestimenta.  Cada mercado encara o casual de forma diferente. Em alguns mercados o jeans é bem-vindo em outros não, depende do nível de formalidade exigido.

O problema tem ficado tão grande que, no mês passado, tive a oportunidade de ler uma nova pesquisa desenvolvida por uma consultoria de recrutamento, onde a consultoria perguntou a 1.775 diretores de recursos humanos de 19 países, entre eles o Brasil, com que frequência eles viam funcionários da empresa se vestirem de forma imprópria ou incomum.

Mundo

  • 9% com frequência
  • 42% com certa frequência

Brasil

  • 22% com frequência
  • 54% com certa frequência

Um ponto importante que deve ser avaliado na hora de trabalhar em uma empresa é o alinhamento entre seu estilo profissional e o da empresa, isto pode minimizar este impacto. Pense: “A cultura da empresa em termos de valores e formalidade tem a ver comigo?” Sempre aconselho que é melhor quando nos identificamos com o perfil da empresa. Se você não gosta de usar terno pode se frustrar ao trabalhar em uma empresa formal, onde esse tipo de vestimenta é obrigatório.

Na mesma pesquisa 50% dos executivos entrevistados acham que o estilo de se vestir influencia “pelo menos um pouco” na chance de ser promovido. Outros 22% acham que influencia bastante. No Brasil, esses números são ainda maiores – 45% acham que a roupa influencia significativamente, enquanto 41% consideram que influencia pelo menos um pouco. Só 14% acham que não importa em nada.

Se estar adequado à cultura da empresa é tão importante, como não errar no dress code? Se a empresa não possui uma política de vestimenta, você pode perguntar ao departamento de RH qual é o traje adequado e aceito, ou mesmo observar os níveis hierárquicos mais altos, sendo eles ligados ou não diretamente a você. Acompanhe também em nossos posts dicas sobre aparência visando seu sucesso no ambiente de  trabalho.

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