Seu corpo fala

Quando pensamos em nos comunicar logo pensamos em falar e esquecemos que a comunicação verbal é a menos impactante comparada a outras formas de comunicação.

A comunicação não verbal, por exemplo, pode ser mais poderosa que a comunicação verbal, o corpo fala mais que as palavras. A linguagem do corpo é uma das formas de comunicação não verbal. Toda interação com o outro é uma forma de comunicação. Se você se comunica com sucesso provavelmente seu corpo também se comunica positivamente. Como nossa comunicação com o corpo é involuntária, vale sempre prestarmos atenção nas mensagens que estamos passando, pois podemos estar passando a mensagem errada.

O importante no trabalho é que você se comunique com segurança e clareza combinando a linguagem verbal e não verbal. Lembre-se que o que você faz com o próprio corpo exerce um impacto significativo sobre a percepção que os outros têm de você.

Em situações de interação entre pessoas, sabemos que uma pessoa com os braços cruzados sobre o peito significa que ela está se sentindo fechada para aquele assunto, mas fazemos isto sem perceber. Muitas vezes quando chegamos a lugares ou situações novas, cruzamos os braços porque não nos sentimos confortáveis. Logo, se quero transmitir segurança, preciso prestar atenção no que meu corpo está falando mesmo sem eu perceber.

Outros sinais que podem ser percebidos pelos outros de forma negativa? Falta de contato visual, falar muito baixo ou mesmo falar muito alto, e até pensar de boca aberta.

Se quiser saber mais sobre a linguagem do corpo no trabalho, acompanhe nossos posts ou adquira nossos cursos online.

Compartilhe
Compartilhe