Quais as regras de etiqueta para se comportar no avião?

63a5af845114897df85f59b9a4e37e27

Não importa o transporte público que escolheu para viajar, as regras de comportamento valem para todos.

Vale lembrar que a palavra “público” envolve muita gente, portanto aquele espaço não é só seu e seu comportamento afetará as outras pessoas.

Algumas pessoas se vestem com a primeira roupa que veem pela manhã, sem ao menos pensar se estão apresentavéis. Não vale viajar de pijamas! Concordo que viagem pede roupas confortáveis, mas não exagere. Evite também pele à mostra, decotes, chinelos, pernas de fora. Ninguém é obrigado(a) a ficar vendo sua nudez tão de perto.

Os cheiros fortes de perfume também podem incomodar os vizinhos, assim como o odor dos alimentos. Alguns lanches que algumas pessoas resolvem levar para comer durante a viagem são mortais.

É importante saber as regras de sua viagem para não ficar segurando a fila. Tenha em mãos os documentos , antes de embarcar, não deixe para ir procurar somente quando chegar sua vez  fazendo com que a fila pare.

d45dbab8a7ce990e0d05b3a7101e08e0

A etiqueta em viagem diz que temos que conhecer as regras da viagem para não causar estes incômodos. Muita gente na hora do check in está com excesso de peso e resolve tirar o peso das malas ali, naquele momento. Não seria mais fácil se informar antes do peso permitido pela companhia aérea e evitar transtornos para todos?

Outros comportamentos inapropriados que vejo, durante os voos, são pessoas querendo puxar papo enquanto você está tentando ler.  E aquelas que invadem seu espaço físico, ou seja, sua poltrona, com seus pertences ou com o próprio corpo? Também vejo muita gente sendo rude com os atendentes de voos, ou porque não tem educação mesmo ou resolveram descontar seu mau dia nos pobres comissários. Numa viagem, as palavrinhas “por favor”, “obrigada” e “dá licença” devem ser um mantra.

Um viajante consciente sabe que sua presença afeta os outros, por isso mesmo evita falar alto com os demais ou ao celular , respeita todas as regras do voo, não carrega a bordo muitas malas, e come educadamente.

Com um pouco de preparo e consciência da presença do próximo, sua viagem e a dos outros pode se tornar bem mais agradável. Boa viagem.

Compartilhe
Compartilhe