Por que só nos preocupamos com a imagem quando fazemos sucesso?

Este tema me veio à cabeça em função dos principais acontecimentos no Brasil neste momento. Preocupado em sair bem na foto perante o mundo, em virtude dos eventos que irão acontecer aqui nos próximos anos, o povo brasileiro resolveu se preocupar com sua imagem e comportamento. E aí vocês devem perguntar: isto é bom ou ruim? Se preocupar com a imagem é sempre bom, mas o mais importante é se preocupar com ela para fazer sucesso, e não cuidar dela só se fizer sucesso.

A diferença é que a imagem deve ser coerente e construída, ao longo do tempo, com a repetição de boas aparições e atitudes. Não adianta querer ser educado só por um período, ou cuidar da aparência só para ir a uma festa. Desta forma, não estamos construindo nada, apenas causando impressões. Imagem e atitude andam de mãos dadas, enquanto brasileira, seguem algumas dicas para todos nós, brasileiros, cuidarmos da imagem do Brasil perante o mundo.

–        A regra número um da etiqueta é o respeito ao próximo. Vamos praticar esta ideia!

–        É importante saber dividir os espaços públicos e ajudar a cuidar deles, mantendo os locais e ruas limpas.

–        As gentilezas melhoram a convivência, portanto dizer “por favor”, “obrigado”, “bom dia” e “boa tarde” são essenciais para uma boa interação.

–        Ao utilizarmos transportes públicos, devemos esperar os outros saírem para podermos entrar.

–        Nada de parar o carro atrapalhando a passagem no meio da rua ou local onde o fluxo de pessoas é alto.

–        Trânsito, problemas no trabalho e em casa é estresse para qualquer um, por isso conte até dez – é normal sentir raiva, mas temos que evitar externá-la em muitas situações. Olha o barraco!

 

Precisamos vivenciar da melhor maneira a vida pública. A boa prática é feita com trocas de dar, receber e retribuir. Boa cidadania para todos nós!

Compartilhe
Compartilhe