Novos tempos, nova etiqueta

As regras de etiqueta, tanto social como corporativa, existem para não haver colisão entre as pessoas. Repetindo o que já falei em outros posts, a regra número um é o respeito ao próximo. Como quando falamos em tempo, estamos falando em mutação, é natural que os códigos de comportamento também estejam em constante adaptação.

Um dos primeiros manuais de etiqueta data de 1530, e foi um grande sucesso porque delimitou o modo como as pessoas deveriam se comportar em situações sociais de suas vidas. Era uma época em que novas classes sociais, como a burguesia, acabavam de se instaurar e os caminhos para novos mundos também. É a mesma coisa que determinar um idioma único para as pessoas se relacionarem e serem compreendidas: a língua do comportamento, do politicamente correto.

Muitas pessoas hoje veem a etiqueta como um manual a seguir, escrito em 1500, mas acreditem não é isto. A etiqueta moderna é bem mais flexível e informal, retrata nossa época. Novos manuais também foram escritos adequando as regras aos tempos. Um exemplo atual é a Netiqueta, a etiqueta que deve ser praticada na net.

Uma afirmação continua valendo. Respeite o próximo em qualquer situação e tempo. Para exercitar este comportamento, coloque-se sempre no lugar do outro e experimente a sensação, se não for boa é porque tem que mudar o seu comportamento.

Compartilhe
Compartilhe