Evite gafes ao interagir com outras culturas

Com a integração de várias culturas no mundo corporativo, para se fazer bons negócios e ter uma relação de sucesso entre colegas, fornecedores e clientes de várias partes do mundo, é vital que você se prepare para se comunicar com eles. Não estamos falando do idioma, mas sim do respeito aos diferentes hábitos e comportamentos.

A comunicação multicultural, bemestudada, respeita as diferenças e evita confusões durante as negociações, evitando que você  caia numa cilada.

A maioria das gafes acontece quando assumimos que as convenções são universais. Algumas culturas se assemelham como a americana e a europeia, mas se suas relações são com países como China, Índia ou Oriente Médio, vale uma pesquisa.

O primeiro encontro pode fazer a diferença nesta nova relação de negócios. Quando seu interlocutor nota que você conhece a cultura dele, ele se sente respeitado e agradecido fazendo você marcar o primeiro gol.

Tente entender e respeitar os hábitos alheios. Trabalhando com profissionais do Oriente Médio não estranhe uma reunião ser interrompida por um telefonema pessoal ou para uma reza. As mulheres, em contato com estes profissionais, devem estar sempre de mangas longas em roupas conservadoras nas cores neutras. Evite joias e acessórios.

Nos cumprimentos é importante saber, antecipadamente, pronunciar os nomes corretamente. Hoje o aperto de mão é considerado um gesto corporativo universal aceito pela maioria das culturas, ainda assim os chineses curvam-se para frente na sua maneira de cumprimentar e os árabes trocam beijos nas faces como forma normal de cumprimento entre homens.

A entrega dos cartões de visita para os chineses é um ritual respeitoso, devem ser entregues com as duas mãos e de modo que o seu interlocutor possa ler o seu nome (de preferência escrito em chinês). Quando receber um cartão deles, leia e comente antes de guardá-lo. Evite com os chineses um contato visual prolongado, pois isso é visto como ameaça e não atenção.

As culturas orientais são mais hierárquicas, por isso cuidado e trate diferentemente os seniors[S1]  dos juniors.[S2]

Atenção para sua linguagem corporal, cuidado com seus gestos e mãos. Os chineses não permitem o toque e os indianos consideram ofensivo tocar a cabeça de uma pessoa.

Respeite os tempos de negociação que variam de cultura para cultura. Os americanos estão acostumados a decisões rápidas. No Oriente Médio, as negociações são lentas com períodos de silêncio. أعمال جيدة. Bons negócios!


 [S1]Colocar no glossário

 [S2]Colocar no glossário

Compartilhe
Compartilhe