Etiqueta Corporativa – Como se comportar no ambiente profissional.

Regras são o que determinam o comportamento no ambiente corporativo. Para um bom convívio profissional entre colegas, subordinados e superiores, clientes e fornecedores, não podemos contar apenas com o bom senso, serão as regras da etiqueta corporativa que irão garantir que falaremos a mesma língua e manteremos as relações interpessoais dentro do ambiente profissional em um patamar saudável, evitando colisões.

O conceito principal da etiqueta é o respeito ao próximo, não existe praticar as regras da etiqueta sem ter ética profissional. Portanto, antes de conhecer as regras, faça uma autoanálise, reveja seus valores e sua ética. Se esta etapa já estiver incorporada em suas atitudes, você já está pronto para conhecer as regras.

Praticar os princípios da etiqueta corporativa acontece diariamente, em quase todas as suas atitudes, dentro de sua rotina no trabalho, desde uma apresentação entre pessoas até uma refeição de negócios; trocando um cartão de visita ou mesmo conduzindo uma reunião. Saber se comportar adequadamente em qualquer situação pode ser o diferencial para se conseguir um bom emprego, fechar um contrato, ser promovido e causar uma boa impressão.

É importante lembrar que na etiqueta corporativa o que rege as normas é a hierarquia e não o status. O organograma hierárquico da empresa é que vai ditar muito das regras. Se você quiser conhecer todas as regras, acesse nossos cursos online e aprenda como se comportar no trabalho.

Compartilhe
Compartilhe