Qual cor usar na sua entrevista de emprego

Uma recente pesquisa da site “Career Builder” mostrou quais as cores ideias à serem usadas em uma entrevista de emprego. Como sempre falo por aqui, a aparência é uma grande responsável pela sua aprovação ou não em uma entrevista de emprego.

A roupa à ser usada em um dia tão importante é sempre uma dúvida para todas nós. Sempre devemos lembrar de antes de escolher a vestimenta, entender o perfil da empresa, se existe um dress code, a cultura enfim, são diversos fatores para não errar no look.

Dress for the industry in which you’re interviewing

O estudo acima foi feito com profissionais do RH e com gerentes, em empresas de diversos tamanhos e segmentos. A pergunta era simples, “Qual a cor ideal para ser usada em uma entrevista de emprego?” Azul foi a mais indicada, enquanto laranja chegou em último lugar.

Azul é a cor mais segura.

O azul é uma cor que passa credibilidade e confiança (não a toa que maioria dos uniformes são azul-marinho).

Evite o marrom.

Apesar de não trazer uma conotação negativa, o marrom pode trazer o ar de muito simples ou antigo, características que não necessariamente queremos destacar em uma entrevista de emprego. A cor marrom passa a mensagem de conforto e confiança, mas melhor evitar.

Preto é sinônimo de liderança.

Se a sua entrevista é para um cargo de gerência, preto é uma cor a ser considerada. O pertinho básico ficou em segundo lugar na pesquisa.

Cautela no vermelho.

A cor vermelha é uma cor forte que represente o poder, mas no ambiente corporativo ela pode ser interpretada de uma forma errônea. Se você esta indo para uma entrevista no campo de vendas, talvez um elemento vermelho possa ser considerado, representando a agressividade da cor de uma forma positiva.

Cinza. Seguro.

Quer passar a mensagem de ser uma pessoa lógica e analítica? O cinza é o caminho a seguir.

Laranja, não.

O laranja foi a cor mais rejeitada na pesquisa onde os entrevistados alegaram que a cor traz um ar de alguém não profissional.

A eterna paz do branco.

Como todo lugar que o branco é aplicado, a mensagem passada é de imparcialidade e organização. Um look todo branco pode passar a mensagem de uma forte personalidade, entenda se é o local ideal.

Roxo e amarelo só se for para uma vaga criativa.

O que acharam da pesquisa? Interessante como as pores tem um poder imenso na nossa imagem.

Lembre-se que cada caso é um caso. Se você não quer errar, o melhor é ter alguém para te orientar dentro do seu cenário.

 

Créditos: Site Style Caster

Deixe uma resposta